Home   |   Costa dos Corais   |   Quem Somos   |   Calendário de Eventos   |   Contato  |   Associados


Costa dos Corais
Caribe Brasileiro ir para o topo

A Costa dos Corais no litoral norte de Alagoas é um complexo eco-sistema marinho que contem os mais extensos e preservados arrecifes de corais do Brasil. Abrange 135 km da costa entre Paripueira/AL a Tamandaré/PE com um total de 413.563 hectares. É a maior Área de Proteção Ambiental (APA) do Governo Federal e é administrada pelo ICMBIO - o Instituto Chico Mendes. É o verdadeiro "Caribe Brasileiro" com águas mornas e transparentes. Os municípios de Japaratinga e Maragogi se destacam pela barreira de corais próxima a sua costa creia tanto as mais largas formações de pedras de coral como também as maiores enseadas de águas protegidas. Tem que ver para acreditar. Imponente é a palavra que mais chega a descrever o que vai encontrar.

Num dia de maré mínima em seu ponto mais baixo, entre -0,1 m e 0,2 m de altura, o turista enxerga uma paisagem fantástica: grandes extensões de recifes de corais expostos, água transparente pelos joelhos e bancos de areia. O que difere as dozenas de piscinas naturais desses municípios das demais piscinas naturais do nordeste é exatamente o seu tamanho e sua grande variedade. Frente a cada praia a área é enorme e a profundidade média das piscinas é de apenas 1 metro, ou seja dá até ficar andando, como se estivesse em uma piscina, só que à quilômetros da costa. Nestes locais as águas calmas e excepcionalmente transparentes permitem, ate sem uso de mascaras, visualizar peixes tropicais multicolores e uma variedade de formações de corais.


Maragogi é um verdadeiro paraíso de cenários apaixonantes: coqueiros, rios, mangues, praias com extensa faixa de recifes de corais que formam as Galés – piscinas naturais – habitadas pela raridade e exuberância da vida marinha.

A área é quase intocada, tudo reina em harmonia na imensidão do litoral. Os atrativos se completam na beleza exótica das fazendas com reservas de mata atlântica admiradas nas caminhadas, nos passeios a cavalos ou de buggys.

As praias de águas mornas e cristalinas, de tonalidade azul e verde, encantam famílias com crianças, casais apaixonados sejam em Lua-de-Mel ou sejam eles da Melhor Idade. As praias de Maragogi são: Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Xaréu, Antunes, Barra Grande, Burgalhau, Maragogi, Camacho e São Bento.

Em Maragogi o artesanato típico é feito com a fibra da bananeira. Artesanato este que vai desde um simples jogo americano até sofisticadas toalhas de mesa. O “file alagoano” é desenhado com os fios de bananeira aliando o design à tradição na criação de peças exclusivas.

Outro artesanato típico de Maragogi são as peças criadas a partir das pastilhas da casca de coco. Jogos americanos, vasos, e até movéis são produzidos artersanalmente com esta material prima.

Vários outros opções de lembranças e souviniers podem ser encontradas nas lojas de artesanato na orla de Maragogi e na galeria de artesanato Arte Mar.
Japaratinga ir para o topo

Japaratinga encanta por seus vastos coqueirais, belas praias de areias finas, um mar de águas mornas adornado por extensas barreiras de corais e, claro, sol… Muito sol!

A região revela verdadeiros tesouros formados por piscinas naturais, rios, rica culinária, manifestações folclóricas e artisticas, além de muita hospitalidade.

O colorido do sol e a brisa do mar é um presente para o ano todo. Venha desfrutar deste paraíso!.




Pousadas / Hoteis / Resorts   |   Receptivos   |   Novidades   |   Localização   |   Passeios   |   Fotos  |   Vídeo   |